A creatina é um suplemento com alta comprovação científica!

A creatina é um composto produzido pelo nosso corpo, e que é derivada dos aminoácidos arginina e glicina. Também podemos consumi-la através da alimentação e/ou suplementação.

Está envolvida na contração muscular, fornecimento de energia e regeneração de ATP. A palavra deriva do grego kreas, que significa carne (pois as proteínas de origem animal são sua principal fonte na alimentação).

É utilizada na nutrição esportiva como suplemento dietético, para aumentar a massa muscular e a força. Utilizada, principalmente em treinos de explosão, como: treinos de Sprint (100/200m rasos), mas também em diversas outras modalidades (triathlon, futebol, natação, maratona), pois aumenta a eficiência na produção de energia.

Além disso, melhora a adaptação ao treinamento, tem benefícios para memória, melhora o funcionamento dos nossos órgãos e até já foi testada para transtorno bipolar.

É constatado que a suplementação de creatina combinada com exercícios de resistência (ex.: musculação) melhora os resultados do treinamento, como força muscular, resistência e hipertrofia muscular.

Em períodos de lesão, há indicação de que a sua pode melhorar a recuperação de períodos de atrofia por desuso, como na recuperação de uma lesão.

E encontrada, tradicionalmente, na forma de pó ou capsula.

Raramente uma pessoa suplementa e não sente efeito. Quando o efeito não é sentido, é bem provável que os estoque corporais de creatina desta pessoa já sejam altos.

Vegetarianos/Veganos

Uma curiosidade é que vegetarianos/veganos, por consumirem pouca ou nenhuma fonte de proteína de origem animal, costumam ter estoques mais baixos de creatina no corpo. Quando suplementada, sentem muita diferença em seu corpo e performance esportiva!

Colaterais, existem?

É muito perguntado sobre seus efeitos colaterais. A creatina causa sim uma maior retenção de água. Porém, esta retenção é dentro do músculo. Quando uma pessoa está com a gordura corporal mais alta (e esta gordura fica em cima do músculo – gordura subcutânea) se houver uma retenção de água por suplementação de creatina, a pessoa terá a impressão de que a gordura aumentos. Por este motivo, na nutrição esportiva, recomendamos primeiro que o paciente dê uma secada na gordura e, mais para a frente, entramos com a suplementação de cretina.

Dosagens

É importante que seja consumida em quantidades adequadas, para que seja utilizada de forma eficaz.

A dosagem tradicional é de 3-5g/dia (que irá chegar ao nível de saturação muscular em cerca de 4 semanas).

Também pode-se fazer o famoso protocolo de Saturação. Dose de 0,3g de creatina/kg de massa corporal por dia, durante 5 dias, tipicamente em 3-4x ao dia. Seguido por uma dose de manutenção de 0,03g/kg de massa corporal uma vez por dia.

Dose segura (que “qualquer” pessoa poderia tomar, excerto portadores de certas patologias): de 0,02-0,03g/kg de peso/dia.

Ingestão

A creatina é segura para consumo e pode ser usada por pessoas de todas as idades e é especialmente recomendada para atletas.

O aumento do estoque corporal de creatina é favorecido quanto ela é ingerida juntamente com algum carboidrato.

Já quanto ao horário de ingestão, como a creatina não tem efeito imediato, pode ser ingerida em qualquer momento do dia, sendo o principal, ingeri-la todos os dias, conforme o protocolo escolhido.

Tipos de Creatina

Alguns tipos de creatina encontrados hoje em dia:

– Monohidratada

– Creapure

– Creatina Etil-ester

– Cloridrato de creatina

– Creatina alcalina

– Creatina Magnésio quelada

A mais utilizada em trabalhos científicos é a Creapure, porém, o nutricionista é o melhor profissional para lhe indicar o melhor tipo, quantidade e protocolo a ser seguido. Quer saber a melhor forma de você suplementar Creatina? Faça uma avaliação completa com um nutricionista e potencialize ao máximo seus resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECENTES
Cuide de você!

Missão

Orientar meus pacientes de como ter uma saúde 100% (aumentando disposição, imunidade, condicionamento etc) aliada ao corpo dos seus sonhos. 

Consulta Nutricional

Melhore sua saúde agora mesmo!
Com bioimpedância, anamnese, análise de exames, receitas de manipulados etc.

Emagrecimento Saudável

Elimine sua gordura corporal de uma forma saudável e duradoura!
Consulta para todas as idades.

Consultoria Esportiva

Melhore seu desempenho no esporte e alcance o corpo dos seus sonhos!
Orientação específica de suplementação.

Projeto 90 Dias PLUS

Tenha um acompanhamento por 3 meses!
Melhor opção para mudar seu corpo e sua saúde com consistência.

Elaborado para quem quer um acompanhamento 100% específico, baseado na sua genética!

Consulta em 3 passos

A Consulta Nutricional tem como base 3 passos básicos para um acompanhamento totalmente personalizado e específico!

Análise de dados

Anamnese, Exames, Bioimpedância, Recordatório Alimentar etc.

Plano Alimentar

O Plano Alimentar é elaborado na própria consulta e entregue na hora!

Suplementação

Orientação de suplementação, manipulados e protocolos.

Quem já se consultou...

Nossos pacientes

“Cada atendimento é uma aula que esclarece todas as dúvidas te ensina o que está fazendo e o motivo disso. Tenho ótimos resultados e recomendo.”

Thiago Veiga

TI

“Excelente! O Doutor conversou, analisou e encontrou as melhores ferramentas de acordo com minha rotina, minha individualidade e meus objetivos.”

Paula Mendonça

Empresária

“Sou há mais de 4 anos! Além do atendimento 100% personalizado, atenciosos e focados, sempre percebi uma preocupação muito grande com minha saúde.”

Renan Rezende

Bancário

“As dietas são personalizadas e adequadas às minhas rotina. Além de atencioso, ele entende muito sobre o assunto e sabe observar todos os detalhes. Ele é show!”

Daiane Nunes

Estudante